quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

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  Canetas gráficas Pilot (azul e sépia) e pincel recarregável (Pentel) s/ Moleskine A5

Foram três os carros que, sucessivamente, foram ocupando o espaço em frente. O resto do cenário manteve-se amavelmente imóvel ao longo dos 40 minutos de desenho.
 
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desenhar no Museu


 
Visita de estudo ao Museu Nacional Soares dos Reis: o acolhimento caloroso de sempre e uma sessão de 60' de conversa gráfica com as esculturas.
 

Desenhos Engarrafados #2

 
Engarrafamento no sentido Arrábida-Freixo. Nestas alturas chego a lamentar a súbita libertação dos estrangulamentos rodoviários. E se todos os automobilistas desenhassem nestes momentos?

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

                         Desenho de 2'' a grafite com apontamento de cor no remanso do ateliê. Caderno A6 da Derwent

Serralves sempre foi um dos meus locais de eleição e o acervo vegetal uma das melhores exposições que tem para oferecer (sem desprimor para as muitas e boas que têm habitado o Museu). Nunca me arrependi de ter feito gazeta a certas aulas para desenhar a alameda dos liquidâmbares, os temíveis teixos ou os magníficos cedros do atlas, entre outras preciosidades. Este delicioso jardim é cuidado actualmente por nove jardineiros, um prodígio tendo em conta a área e o desvelo da manutenção.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

                     Caderno A6 da Derwent, canetas de feltro (Faber-Castell, Pilot G-4 sépia e preta), lápis de cor

Gosto da desmultiplicação do espaço oferecida pelo jogo de espelhos. Dei por mim a lembrar-me de uma lição de História da Arte e de um certo Velasquez em particular.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A fechar Janeiro

 Desenhos com um e três minutos de execução: pretende-se fluidez, capacidade de síntese e golpe de rins...
                                         Desenhos de contorno dirigido; canetas preta e sépia s/ moleskine A6
Partilhei com os alunos 10'' de desenho de contorno posteriormente colorido

Nos dias em que a turma é dividida, o produto da divisão ilustra bem as vantagens das turmas pequenas. Mas suspeito que isto é irrelevante para os senhores do "estatistiquês" que sucederam aos cavalheiros do "eduquês"...ficam muitos porquês...Entretanto a malta vai desenhando e eu sou alegremente contagiado com o imperativo de dar corda às falanges...