segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Gerês é no norte


O Gerês é um prefácio de Lineu. É com prazer renovado que o corpo desperta para os trilhos ásperos e encantados entre as crostas de granito das encostas, bordejando lameiros ou mergulhando sob a frescura densa das copas dos carvalhos e de outros companheiros silvícolas.
Esparzido branco e rosa das urzes, pinceladas violetas das torgas, manchas amarelas do tojo vibrando entre os verdes em mutação na balbúrdia vegetal. O cheiro de tudo isso e muito mais encharca as narinas.
Socorro-me de Miguel Torga, que terá calcorreado estas cercanias: “subo ao alto da serra, olho em redor, e até me parece impossível que nas pupilas tão pequenas do homem possam caber certas grandezas” (in Diários, Vols. IX a XVI).
Fica o desenho, concluído em casa (coloração), executado numa paragem antes de atacar a vertente que empareda o horizonte.

sábado, 11 de maio de 2013

Aux Barricades! Lol!



             Pincel Pentel, caneta Pilot G-tec 0,4, de cor sépia e Pilot G-1, de cor preta s/ caderno Derwent 200g
Entre as diversas técnicas de desinformação dos governos estão as notícias, que surgem nas vésperas de uma qualquer reforma incidindo sobre uma classe profissional, visando criar um clima de aceitação sustentado na manipulação de dados, na instilação da inveja e da maledicência. Outra é a velha técnica de sabor bolchevique, de repetir uma mentira até que ela se transforme numa “verdade”, como seja a inevitabilidade de certas medidas, prontamente caucionadas por “especialistas” da nomenklatura.
Este desenho foi realizado no decurso de uma reunião sindical na escola onde trabalho, na qual se discutiram algumas medidas na calha que, uma vez mais, agravarão as condições de trabalho dos professores e de aprendizagem dos alunos.

sexta-feira, 10 de maio de 2013



30' de navegação à vista com caneta preta Pilot G-1 s/ caderno A5 Derwent de 200g



Por vezes, os desenhos executados a partir de imagens de filmes podem refrescar procedimentos, consolidar técnicas ou simplesmente calibrar o olhar com a mão. Neste caso particular, o pretexto foi um episódio de "House of Cards", uma série que tem como ator principal Kevin Spacey, num desempenho notável pelos meandros possíveis da política.



 
Com o avançar da primavera, talhões indomados irrompem de vida com espécies silvestres menos dadas as passerelles vegetais, convidando o olhar (e o olfato) a participar nesta festa de formas e cores.